Anterior

Estacionamento em Debate

"O que fazer com o estacionamento na minha freguesia? "

Foi mais do que um debate sobre o estacionamento na freguesia de Alvalade. Duas perspetivas de abordar o problema estiveram em confronto na Biblioteca dos Coruchéus. Mais

Não Um, mas Dois Parques de Estacionamento

Carlos Moedas (presidente da CML) prometeu que iria avançar com a construção de um parque de estacionamento na Avenida da Igreja. Um projecto que foi aprovado por Fernando Medina (ex-presidente da CML) para Largo Frei Heitor Pinto (Proposta 246/CML/2021). Os detalhes da localização estavam dependentes de negociações com a Empark. O actual presidente da Junta de Alvalade acaba de prometer um "segundo" parque. Na verdade trata-se da remodelação do parque já existente junto ao Mercado de Alvalade, e que tem a capacidade de 118 lugares. A ideia também não é nova. A CML já tinha apalavrado a sua construção com a cadeia de supermercados Lidel. O momento é propício a mudanças no parque, pois está para breve o lançamento do futuro concurso público de atribuição do direito à ocupação e exploração de um espaço no mercado.

Quem anda assustado com o parque no Largo Frei Heitor Pinto é António Proa (PSD). O local escolhido irá colocar em perigo o melhor exemplar da "calçada portuguesa" no país. António Miranda, especialista neste domínio, garantiu-nos que é um exemplar único no mundo. Trata-se de uma elaborada composição, executada segundo a técnica “a malhete”, preciosa na perfeição do talhe da pedra, realizada em 1957, a partir dos moldes utilizados no troço sul da Avenida de Liberdade. No interior dos anéis apresenta uma série de pormenores (brincadeiras) deixadas pelos mestres calceteiros que acrescentam um maior interesse a esta calçada-mosaico, despertando a curiosidade do peão mais atento. É um dos testemunhos mais relevantes existentes em Lisboa da «Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa» que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu - salvaguarda urgente - no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) em julho de 2021.Recorde-se que está em curso a candidatura da calçada portuguesa a Património Mundial (UNESCO). Fotos: 17/05/2022.